Por Leonardo Loiola Cavalcanti
O presidente da Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores – ABRAVA Wallace Landim, Chorão, Líder da Greve dos Caminhoneiros em 2018, deu um alerta ao governo federal, que busca aprovar o Projeto de Lei nº 4.199/2020, que trata sore a BR do Mar.
Segundo Chorão, a classe dos caminhoneiros autônomos não é contra o Projeto, salvo com algumas exceções, como no caso de criar um Cartel para empresas estrangeiras, ao passo de prejudicar a concorrência e retirar frete dos caminhoneiros.
A reivindicação de Chorão é que sejam aprovados as Emendas nsº 23 e 35, ao Projeto de Lei, com a finalidade de reduzir os prejuízos para a classe.
Em seu vídeo, Chorão faz o alerta:
“Se passar o projeto do BR do Mar em caráter de urgência nós já vamos deixar bem claro aqui… Tudo que nós conquistou da greve pra cá nós queremos tudo em caráter de urgência. Então tá dado o recado. Categoria, vamos ficar em alerta daqui pra frente, não vamos brincar mais.” Concluiu, Chorão.
Assim, se o projeto for aprovado sem as reivindicações da Classe dos Caminhoneiros Autônomos, a tendência é que a greve dos caminhoneiros possa ocorrer como aconteceu no ano de 2018.
O Blog fez contato com líder dos caminhoneiros, o qual disse:
“Não somos contra o Projeto, mas se deve fazer justiça aos caminhoneiros autônomos, que vêm sendo desrespeitado. E, para garantir a proteção dos nossos direitos e de igualdade, não deixaremos essa conta no zero para a classe. Ou aprovam os interesses da categoria ou tomaremos medidas para responder à altura essa falta de consideração do governo federal com a classe dos caminhoneiros autônomos.”
Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos, pois o governo federal ainda não criou maioria para a aprovação do PL o qual vem trancando a pauta de deliberação da Câmara dos Deputados há várias sessões.