Por: Raimundo Ribeiro
“Os obstáculos não podem servir para justificar derrotas mas como desafios a vencer”.
A advocacia sempre foi, naturalmente uma atividade difícil, embora gratificante;
Hoje, tais dificuldades são maximizadas porque além dos obstáculos naturais e legais, temos outros como “especialistas” que na tv procuram criminalizá-la.
Tão grave quanto essa manipulação da informação é o fato de que o estado-acusador, desde quando “promovido” a detetive deixou de atuar na promoção de justiça e revelou um perfil “janeteclair” engendrando enredos draconianos onde tenta enfiar seus alvos, sem qualquer compromisso com a verdade real.
Mas como o que tá ruim sempre pode piorar, ventos do Sul trouxeram uma novidade: a “parceria” entre o estado-detetive/acusador e o estado -juiz;
Obviamente que essa “aliança“ não corria o risco de dar certo e aí surgem vazamentos que exalam odor fétido dos porões de Curitiba.
Claro que tais situações são inaceitáveis pois prostituem o processo legal e desarmam a sociedade que se vê à mercê de maus agentes públicos, despreparados para o exercício de funções públicas.
Neste dia 11/08 em que comemoramos o dia do advogado, cremos que a maior homenagem que se pode prestar é recordar que o exercício da advocacia exige coragem para combater, mesmo em situação desigual, o viés autoritário e ilegal que contamina parte dos agentes do estado que entorpecidos pela vaidade, egocentrismo e arrogância se desviam de suas nobres funções.
Finalizamos lembrando que tão importante quanto defender os interesses do cliente que nos confiou sua causa é defender o devido processo legal, e que uma carta apelidada cidadão nos honrou com status constitucional ao estampar que “o advogado é indispensável à administração da Justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei.”
Parabéns a todos os advogados que atuam como tal.
11/08/2020
Raimundo Ribeiro
OAB/DF 3.971
André Gomes
OAB/DF 7.998
Kaydher Lasmar
OAB/DF 44.343