URGENTE: A possível reviravolta na escolha do candidato à presidência da OAB/DF, no grupo do dr. Ibaneis Rocha.

Governador do Distrito Federal dr. Ibaneis Rocha, bate o martelo em seu grupo e decide como será a escolha do candidato para disputar a presidência da OAB/DF
abril 28, 2021
Entrevista com a pré-candidata à Presidência da OAB/DF – Thaís Riedel
abril 30, 2021

URGENTE: A possível reviravolta na escolha do candidato à presidência da OAB/DF, no grupo do dr. Ibaneis Rocha.

Por: Leonardo Loiola Cavalcanti

 

OPINIÃO

 

Foi publicada matéria neste blog, (27/04), relativa a decisão interna do grupo dos “Verdinhos”, ou como queiram, do grupo do dr. Ibaneis Rocha, da forma que se dará a escolha do candidato que irá disputar a presidência da OAB/DF, eleições programadas para a segunda quinzena de novembro deste ano.

 

A fonte informou que a disputa interna se daria entre: Cleber Lopes, Thaís Riedel, Everardo Gueiros (Vevé) e Evandro Pertence. O mais cotado na pesquisa seria o candidato a disputar a cadeira mais cobiçada por políticos de Ordem, em Brasília.

 

Porém, o que a fonte deixou de informar, mas pesquisado pelo blog, e que muda todo o quadro da disputa eleitoral, foi a preferência exposta pelo dr. Ibaneis Rocha ao deixar todos atônitos, inclusive o próprio Jacques Veloso, que este seria o seu candidato, conforme relatado por fonte segura:

 

“Jacques Veloso é o meu candidato preferido, uma vez que ele disputou a eleição passada e perdeu por diferença pífia, de 248 votos, e, diante da situação política, tem mais chance de ganhar. Mas vamos decidir com base em pesquisas, a fim de escolher o nome que irá disputar as eleições deste ano.” Fala adaptada pelo blog, mas dentro do contexto.

 

Assim, a opinião deste blog  é que, se o dr. Jacques Veloso se colocar na disputa interna, certamente irá derrotar os demais pré-candidatos e poderá ser o cabeça de chapa, bem como escolher o seu vice ou sua vice, podendo ainda estar à frente nas decisões de escolha de nomes para compor a Chapa.

 

Explico:

 

Processo de escolha de candidatos e votação, referente à eleição de 2018, do grupo do dr. Ibaneis:

 

Vamos iniciar a análise a partido da disputa interna do grupo do dr. Ibaneis Rocha, na eleição de 2018, em que, mesmo com todo o seu comando e influência sobre grande parte do seu grupo, o dr. Jacques Veloso o enfrentou, tendo vitória para garantir sua candidatura, mesmo sem o apoio daquele.

 

No fim, o Jacques Veloso venceu a disputa contra o dr. Ibaneis, demonstrando que ele não tem cabresto e nem antolhos que possam lhe controlar.

 

Na campanha eleitoral, na visão deste blog, a disputa entre Jacques Veloso (sem padrinho político, na época) e Delio Lins (como padrinho Kiko Caputo), foi o que fez a campanha mais limpa, mas correta e digna de respeito, no meio dessa polarização. Prova disso, que o Jacques Veloso conquistou o apoio dentro do grupo, mesmo o dr. Ibaneis trabalhando contra,  ao passo de não deixar uma postura de subordinação, de controle e manipulação, fazendo que o dr. Ibaneis, neste ano de eleição, se curvasse ao legado político do dr. Jacques Veloso.

 

Vale ressaltar que o grupo do Ibaneis já se encontrava saturado, diante dos 2 mandatos, contínuos, que seu grupo presidiu a OAB/DF (2013 a 2018), algo natural no desgaste político. Mas mesmo assim, teve uma votação expressiva na eleição de 2018, quando saiu derrotado na disputa eleitoral.

 

Processo de escolha de candidatos e votação, referente à eleição de 2018, do grupo do dr. Kiko Caputo, padrinho político do presidente da OAB/DF, dr. Delio Lins

 

Como dito, o grupo do dr. Ibaneis, tendo o dr. Jacque Veloso como candidato, a contra gosto deste, concedeu ao grupo do Kiko Caputo força e estratégias para conquistar votos daqueles que buscavam uma alternância de poder.

 

Assim, Delio Lins conseguiu sua vitória, mas deixou um rastro negativo de sua imagem e do seu grupo, mesmo antes do término do seu mandato, tais como:

 

  • Omissão na defesa de prerrogativas ou ações negativas que culminem na violação do nosso Estatuto;
  • Ações políticas em acordo com partidos políticos, principalmente os de esquerda;
  • Vínculo com o presidente Santa Cruz, que de muito tempo vem sofrendo críticas da classe pela sua atuação político-partidária, o que vai contra a missão institucional da OAB;
  • A omissão dos Conselheiros Federais contra atos negativos e partidários do Presidente Santa Cruz;
  • Postura negativa dos seus conselheiros seccionais;
  • Falta de transparência com a classe;
  • Ações negativas contra funcionários da OAB/DF;
  • Perseguição política contra advogado;
  • Desrespeito às normas internas;
  • Desrespeito à Constituição Federal, quando da expulsão de advogado de comissão, sem o devido respeito ao contraditório e a ampla defesa;
  • Manifestação de apoio as audiências de videoconferência, para privilegiar o magistrado;
  • Falta de respostas aos requerimentos e pedidos de informações enviados por advogados, entre tantas outras.

 

Enfim, são tantos os pontos negativos que irão pesar contra o grupo do Kiko Caputo, que, a meu ver, não precisou de 2 mandatos para deixar o eleitor desgostoso. Não será fácil para os candidatos que se encontram na Chapa do dr. Kiko Caputo, dada a insatisfação da classe dos advogados, de uma gestão que não cumpriu o seu papel de proteção da sociedade e dos advogados.

 

Assim, qualquer candidato do Grupo do dr. Ibaneis se encontra em vantagem ao grupo dos Caputos, mas o nome do Jacques Veloso, caso ele entre na disputa interna, será mais certa a sua vitória do que a dos demais, visto que saiu da disputa passada sem manchas que possam criar celeuma na cabeça do eleitor, sem deixar sua imagem derretida no meio deste.

 

Em seu favor,  corre o fato do dr. Jacques Veloso não se curvou aos intentos do dr. Ibaneis, que, a meu ver, faz parte do jogo político, mas necessário um candidato que tenha postura de defender o interesse da classe e não de seus padrinhos políticos.

 

Ao contrário, foi firme em sua postura ao confrontá-lo e não voltar atrás em sua decisão, demostrando independência e imparcialidade, o que pode gerar no eleitor um sentimento de Terceira Via, mas seria uma Via às avessas, dadas as circunstâncias do seu grupo.

 

O blog do Loiola, agindo como um profeta, fez pesquisa em 23/10/2020, com a seguinte pergunta:

 

Você apoiaria o nome do Jacques Veloso para a presidência da OAB/DF e de sua Vice, Thaís Riedel?

 

O resultado foi o seguinte:

 

Sim: (54%, 42 votos)

Não: (42%, 33 votos – informo que esses votos, tem maioria do grupo do Kiko Caputo, não refletindo muito a realidade, dada as circunstâncias da divulgação da pesquisa)

Talvez: 3%, 2 Votos

Não sei opinar: (1%, 1 voto)

 

Claro que a pesquisa não tem o condão de dizer, com propriedade, se a classe apoia ou não tal nome, mas podemos dizer, com certeza, que a rejeição do dr. Jacques Veloso é bem menor do que a do atual presidente da OAB/DF, Delio Lins, ou de qualquer outro candidato que vier a disputar a presidência no grupo do Kiko Caputo.

 

Caso o dr. Jacques Veloso entre na disputa interna, certamente colocará para escanteio os pré-candidatos: Cleber Lopes, Thaís Riedel, Evandro Pertence e Everardo Gueiros (Vevé). Resta saber quem será o(a) seu(ua) vice, caso entre na disputa.

 

Dr. Loiola, você está esquecendo outros grupos, outros pré-candidatos…

 

Não. Apenas estou analisando a probabilidade de força política no meio do eleitor e, essa análise faço em cima dos grupos polarizados.

 

Infelizmente, a Terceira Via ou o nome que queira dar não terá chance de uma vitória nesta eleição, visto que os grupos: Kiko Caputo x Ibaneis Rocha, ainda controlam os eleitores de Ordem em Brasília. Em analogia: polarização entre Lula x Bolsonaro.

 

É triste dizer, mas a terceira via será massacrada novamente.

 

Que continue o jogo político.

3 Comments

  1. Sugestão disse:

    Olá, o seu antepenúltimo parágrafo quase põe tudo a perder… A explicação do senhor estava indo tão bem. Só teria uma ressalva: a de que o primeiro grupo é bem ativo em grupos de facebook e não diria em nenhum momento que são de esquerda, como o senhor expôs. Entre no grupo Advogados-DF e o senhor verá que membros da atual gestão são os administradores do grupo e poderá conferir o teor de suas postagens (no sentido contrário do que exposto aqui). Em minha insignificância, sou apoiadora e simpatizante do grupo do Ibaneis. Pelo amor à escrita, não o compare com o que está acontecendo por aí. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Sua comparação pode afugentar muitos simpatizantes, desnecessariamente.

    • Loiola disse:

      Obrigado pela sugestão.

      O antepenúltimo parágrafo, assim opina:

      “Infelizmente, a Terceira Via ou o nome que queira dar não terá chance de uma vitória nesta eleição, visto que os grupos: Kiko Caputo x Ibaneis Rocha, ainda controlam os eleitores de Ordem em Brasília. Em analogia: polarização entre Lula x Bolsonaro.”

      Em nenhum momento jogo grupo A ou B como esquerdistas. Apenas faço uma analogia sobre polarização. Fiz entre o Lula x Bolsonaro, mas poderia fazer entre Dória x Bolsonaro, ou A Cor PRETA X BRANCA.

      É apenas uma opinião, sendo que esta está no ponto equidistante entre o saber e a ignorância.

      Assim, agradeço a participação, mas não vejo nenhum problema sobre o que aponta.

      att, Blog do Loiola

  2. João Batista de Almeida disse:

    O Dr. Ibaneis deveria se preocupar com o seu governo do GDF e não com as eleições da OAB.
    Nestre momento quem deve se preocupar com a OAB são os Advogados em exercício da profissão, a não ser que o GDF queira mandar na OBADF também, o que seria uma desordem…..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *